As melhores oportunidades tributárias para o ano de 2021

O ano de 2020 chegou ao fim e ficará marcado na história por esta pandemia global que ainda impacta a todos nós.

Muitos dos impactos nas nossas vidas pessoais já foram mapeados, embora não saibamos até quando teremos que conviver com esta realidade, ou se algum dia voltaremos a viver como antes.

No mundo empresarial, algumas das dúvidas mais frequentes são:

- Como a mudança no comportamento de compra vai impactar o meu negócio?

- Até quando teremos que conviver com a escassez de matérias-primas e aumento de preços dos insumos industriais?

- Até que ponto o cliente final, está preparado para assimilar o impacto desses aumentos?

- O governo federal será capaz de seguir com os ajustes fiscais e as reformas administrativas e tributárias?

- Qual será o comportamento do câmbio, inflação e juros?

Embora alguns setores da economia tenham se beneficiado do cenário atual, o fato é que a grande maioria dos empresários trabalha com um cenário pouco otimista.

Muitas empresas já começam a dar sinais que não estão preparadas para honrar os pagamentos de alguns impostos que foram postergados.

A situação realmente é preocupante e provavelmente isso não seja uma novidade para você.

O que muitos não sabem é que, diante deste cenário, a área tributária pode ser uma grande aliada.

Um bom trabalho nesta área pode cumprir um papel determinante para melhorar a saúde do caixa das empresas

Por liderar um time de especialistas na implementação de benefícios fiscais me proponho a sinalizar oportunidades que ainda não estão no radar de algumas empresas.

Todas elas podem ser implementadas no âmbito administrativo, pois tem previsão legal para tal.

Oportunidade para empresas tributadas pelo Lucro Real

Para aquelas que, em algum período nos últimos 5 anos, tiveram lucro tributável e que já utilizam algum incentivo governamental de ICMS, podemos implementar um benefício fiscal de IRPJ/CSLL. Nestes casos o objetivo é reduzir o valor recolhido aos cofres públicos .

Oportunidade para Indústrias exportadoras optantes pelo regime de Lucro real ou Presumido

Indústrias com o perfil acima e que importam insumos que são utilizados na industrialização de produtos posteriormente exportados podem ter direito ao benefício do Drawback.

Esse benefício poderá diminuir os custos de produção através da isenção ou suspensão de uma série de tributos nas aquisições de matéria-prima, material em embalagem e produtos intermediários.

Aqui não há nada de novo, mas talvez a sua empresa seja uma das tantas que, por considerar o processo muito complexo, ainda não tenha implementado este benefício

Se este é o caso, ou você está relacionado com alguma empresa que se encaixe nesse perfil, saiba que algumas empresas especializadas, estão preparadas para assumir este papel.

Nós aqui na Domínio Tributário temos um histórico comprovado nesta área.

Oportunidade para empresas inovadoras com estrutura de P&D

Empresas nacionais ou multinacionais que possuem departamento de P&D interno, que executam projetos de inovação tecnológica visando o desenvolvimento de novos produtos ou o aprimoramento daqueles já industrializados, podem fazer jus aos Benefícios da Lei do Bem.

Ela permite reduzir em até 34% do total investido em P&D da base de cálculo do IRPJ/CSLL.

Oportunidade para indústrias que possuem saldo credor de impostos federais

Algumas indústrias podem solicitar o ressarcimento de impostos federais como o Pis/Cofins e o IPI.

Com a implementação deste benefício a empresa tem a possibilidade de colocar recursos em caixa em até 30 dias após a execução dos pedidos de ressarcimento.

Oportunidade para Indústrias exportadoras optantes do Lucro presumido

Estas empresas têm uma grande oportunidade relacionada aos Créditos Presumidos de IPI.

Elas podem solicitar ressarcimento destes créditos sobre as aquisições de matéria-prima, material de embalagem, produtos intermediários, combustíveis, energia elétrica e industrialização de terceiros adquiridos no mercado interno e utilizados na industrialização de produtos exportados.

Uma grande oportunidade para aumentar a competitividade nos mercados internacionais

Na minha visão estes são os benefícios fiscais que se destacarão neste ano e na maioria dos casos, no prazo médio de 60 dias já é possível trazer recursos importantes para o caixa da empresa.

Nossa equipe está preparada para fazer uma análise minuciosa em todos os impostos pagos pela sua empresa nos últimos 5 anos

O mais provável é que seja possível identificar impostos pagos a maior que podem retornar para a sua empresa e ajudarão a dar aquele fôlego no ano que começa.

Se você deseja saber se a sua empresa cumpre os requisitos para se encaixar nestes benefícios fiscais, entre em contato com o meu time pois eles estão prontos para ajudá-lo a começar o ano com um caixa mais saudável.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Até breve