Como gerar receitas não previstas através da recuperação de impostos

A crise econômica agravada pela pandemia traz uma preocupação a empresas de diversos segmentos: aumentar o fluxo de caixa para manter as finanças estáveis. Passar por este momento requer uma análise aprofundada em todos os pontos de saída de recursos das companhias. Agora, a recuperação de impostos pode ser o caminho, pois um destes pontos de saída é o pagamento de impostos.

Mas o que poucas empresas sabem é que é possível recuperar tributos que foram pagos indevidamente - muitas vezes pelo desconhecimento de benefícios fiscais aplicáveis à sua operação.

Recuperação de impostos, ou recuperação tributária, é o ato de recalcular os impostos pagos pelas empresas, despendidos muitas vezes equivocadamente e que resultam no escoamento de valores que poderiam permanecer no caixa e ser utilizados para aumentar a competitividade. Recuperar esses créditos significa gerar uma economia relevante para a empresa em tempos de crise econômica.

Dependendo do perfil da empresa e do benefício aplicado, é possível disponibilizar administrativamente recursos no caixa em até 30 dias - como por exemplo, para indústrias enquadradas no Lucro Real ou Presumido. Já para algumas empresas do Simples Nacional, o prazo para o retorno desses valores é de cerca de 60 dias.

Devido ao desconhecimento dessa possibilidade, muitas empresas têm receio de abrir os números reais e não aderem aos benefícios previstos por legislações específicas. Mas ao fazer este estudo aprofundado, pode-se encontrar uma boa quantia que irá retornar para o caixa e auxiliará a empresa a manter o quadro de funcionários e fornecedores, quitar dívidas ou ainda fazer aquele investimento que estava previsto e precisou ser adiado por conta da crise.

Como pode ocorrer a recuperação de impostos?

Na avaliação para recuperação de impostos a Domínio Tributário avalia todos os benefícios fiscais disponibilizados pelo governo e cabíveis à operação da companhia. Um grande número de empresas não utiliza estes procedimentos por desconhecimento a respeito das normas legais aplicáveis a cada um deles.

Um exemplo desses mecanismos é a Lei do Bem, que tem a finalidade de estimular empresas de todos os setores a realizarem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Porém, apesar de ser um benefício disponível desde 2005, em 2019 menos de 2 mil empresas brasileiras buscaram utilizá-lo.

Em outros casos, a recuperação de impostos pode ocorrer ao serem ajustados alguns parâmetros com o objetivo de reduzir custos tributários. Uma possibilidade é o ajuste operacional ou societário das empresas com o intuito de encontrar um formato de tributação mais favorável e mais condizente à situação organizacional.

A Domínio Tributário é uma empresa que apoia de pequenas a grandes organizações, prestando os mais importantes serviços do universo tributário. O nosso time de consultores está em constante aprimoramento e tem experiência na implementação destes benefícios fiscais em favor de nossos clientes.

Agora é a hora da sua empresa recuperar tributos! Contar com este recurso pode ser vital para o seu negócio neste momento da economia. Entre em contato e peça uma análise da situação tributária da sua empresa.