Consultor financeiro: vamos conversar sobre parceria?

Durante a minha jornada corporativa como consultor tributário, muitas vezes atuei em conjunto com consultores financeiros. Mesmo depois que decidi empreender e criar a minha própria empresa de consultoria de negócios na área tributária, mantive o relacionamento com os profissionais da área.

Várias vezes escutei de alguns a afirmação de que quando uma empresa contrata um consultor financeiro, ela espera que resolva todos os seus problemas financeiros. Nos últimos meses tenho lembrado destas conversas e hoje quero me dirigir diretamente a você, que atua na área, para comentar que juntos podemos oferecer novas alternativas e gerar algumas receitas não previstas por estas empresas.

Em alguns casos certamente poderemos gerar recursos de caixa muito expressivos. No nosso programa de parceiros, o papel do consultor financeiro basicamente é o de avaliar se a empresa se enquadra em um perfil determinado e, em caso positivo, nos conectar com os decisores.

Entretanto, antes de ir mais a fundo na questão da parceria, gostaria de contextualizar tudo isso da forma mais objetiva possível. Então vamos lá!

Atualmente, eu lidero um time de profissionais com muita visão de negócio e especialistas na área tributária e o nosso objetivo é levar inteligência para a gestão tributária dos nossos clientes.

Na prática, o que nós fazemos ao chegar na empresa é analisar o negócio para identificar oportunidades de implementação de benefícios fiscais e recuperação de impostos pagos a maior, sempre no âmbito administrativo.

Importante deixar claro alguns pontos:

Somos uma consultoria totalmente comprometida com resultados reais para o cliente;

Não trabalhamos por amostragem como outros players do mercado;

Não cobramos honorários fixos, o nosso modelo de negócio prevê uma participação percentual sobre os resultados auferidos;

Temos excelentes referências e casos de sucesso que atestam a nossa capacidade técnica, ética e nossa seriedade.

Neste link acima, eu relato um caso de sucesso de uma indústria, neste caso exportadora e optante pelo lucro real, mas também temos gerado muito retorno para empresas com perfil totalmente diferente.

Muitas empresas enquadradas no Simples Nacional também se encaixam no perfil que podemos gerar resultados.

Observe que as oportunidades nesta área não se limitam a um determinado perfil de empresas e são muito maiores do que talvez você esteja imaginando.

Entenda porque o seu cliente necessita da nossa ajuda

Sabemos que no contexto brasileiro, quando analisamos os custos das empresas, a carga tributária, junto com a folha de pagamento e os custos com fornecedores, são os três principais itens de absorção do caixa do negócio.

Também é fato que qualquer ressarcimento de impostos pagos a maior sempre será muito bem-vindo para qualquer empresa. Entretanto, os impactos são muito maiores do que simplesmente um reforço de caixa.

A implementação de um benefício fiscal na maioria das vezes impacta diretamente na competitividade do negócio, a partir da redução de custo de matéria-prima, por exemplo. Portanto, a área fiscal e tributária da empresa tem um papel fundamental para atingir este objetivo.

“Mas por que contratar uma consultoria tributária se a equipe interna ou o escritório de contabilidade que atende a empresa poderiam resolver esta questão?”

Essa é uma pergunta recorrente e, portanto, deixe-me compartilhar informações sobre o cenário que temos identificado na maioria das empresas:

Tanto os escritórios de contabilidade como as equipes internas (fiscal e tributária) estão focados em cumprir com as obrigações estabelecidas pela legislação brasileira, que é bastante complexa.

Em geral, os profissionais não conseguem interagir com as demais áreas da empresa como seria necessário para entender o negócio de uma forma mais ampla.

Muitas oportunidades de implementação de benefícios fiscais são perdidas em função do comentado acima.

No caso de empresas que contam com uma equipe própria, com a postura operacional - e não estratégica fica mais difícil reforçar o time.

Em alguns casos, o número de profissionais é insuficiente ou faltam profissionais com maior conhecimento técnico.

Mesmo com um time bem formado mas muito absorvido pelo operacional, não sobra tempo para acompanhar as mudanças na legislação, que tem uma dinâmica própria.

Mesmo para empresas de médio e grande portes custa muito caro manter profissionais que acessem diariamente o Diário Oficial, Bacen, STF e informativos econômicos que trazem as novidades desta área;

Analisar estas informações e detectar como elas impactam em cada negócio também demanda muito tempo. Mas no nosso caso isso é inerente ao nosso “core business”,

Nós investimos em tecnologias que neste momento são absolutamente indispensáveis. Entretanto, somente empresas como a nossa que fazem uso intensivo destas ferramentas têm um ROI razoável.

É muito importante revisitar os processos constantemente, pois mesmo quem já o fez no passado, certamente se surpreenderá com algumas oportunidades que surgiram nos últimos dois anos.

Nunca é demais frisar um ponto importante:

“Sempre que utilizo a palavra oportunidades quero me referir ao impacto gerado por novas interpretações do STF ou do próprio governo, que reconhecem demandas que anteriormente foram discutidas judicialmente”.

Nós atuamos no âmbito administrativo e sempre que detectamos um benefício ou oportunidade de recuperação de valores, sinalizamos claramente o que eventualmente possa representar algum risco de revisão futura.

Mas afinal, por que devemos conversar sobre uma parceria?

Em primeiro lugar, os nossos interesses estão totalmente alinhados. Você, como consultor financeiro, está consciente das expectativas do cliente em relação ao seu trabalho. Não basta mais entregar conhecimento. Temos que entregar resultados reais para quem nos contrata.

A confiança que o cliente deposita em você ao contratá-lo se eleva nos dias de hoje se estiver conectado à novas tecnologias ou empresas que realmente entregam valor ao negócio.

Nós somos especialistas e isso é facilmente comprovável, já que temos uma trajetória nesta área que fala por nós. O seu papel será o de nos conectar e, caso o contrato seja fechado, você receberá um percentual dos nossos honorários.

Tudo isso com muita transparência e responsabilidades bem definidas. Nós realizaremos todo o trabalho e nos responsabilizamos pelas entregas. Os nossos contratos, tanto com parceiros como com os clientes, garantem total confidencialidade em relação aos dados e informações que serão acessadas.

O que você acha? Vamos conversar?

O nosso time, responsável pela relação com parceiros, está pronto para lhe entregar maiores detalhes sobre o nosso Programa de Parceria. Espero que tudo isso faça sentido para você e os seus comentários serão muito bem recebidos.

Um abraço e até breve!