Como ajudamos a Smalticeram a garantir um 13º mês de faturamento

25.06.2020

Não é novidade para ninguém que o Brasil tem uma carga tributária elevada. 

 

O que muitas empresas não sabem é que nos últimos anos uma série de revisões da legislação acabaram gerando o direito de recuperar parte dos impostos recolhidos.

 

Não seria diferente com a Smalticeram, multinacional fornecedora de materiais para aplicações em substratos cerâmicos.

 

A sede da empresa fica na Itália e, em 1990, passaram a atuar no Brasil, instalados na cidade de Içara, em Santa Catarina. Atualmente, possui filiais em São Paulo e Pernambuco. 

 

Entre os fabricantes de tintas, esmaltes, granilhas e pigmentos para aplicação em cerâmica industrial, é reconhecida pela alta qualidade de seus produtos e constante evolução tecnológica.

 

Antes da Domínio Tributário

 

A Smalticeram desconhecia a grande oportunidade de gerar novas receitas através da recuperação dos seus impostos estaduais e federais. 

 

A análise realizada pela Domínio Tributário identificou a oportunidade da implementação de diversos benefícios fiscais na operação da empresa. Como exemplo, podemos citar o ressarcimento de impostos federais, a Lei do Bem, Drawback, entre outros.

 

O crescimento das operações da empresa no mercado externo acabou gerando o acúmulo de créditos de ICMS e PIS/Cofins.

 

Até aquele momento, a empresa não havia realizado uma revisão tributária e nós conseguimos recuperar significativos valores para a empresa. 

 

Com o trabalho que realizamos junto à Smalticeram, 50% dos valores acumulados de créditos de impostos federais retornaram em 30 dias para o caixa da empresa e o restante foi utilizado para quitar outros débitos de imposto federais. 

 

Como a todo momento surgem novidades nesta área, nos anos seguintes o trabalho foi replicado, permitindoque a empresa estivesse permanentemente atualizada em matéria tributária. 

 

Nosso parceiro Alesandro Scarabelot, controller da Smalticeram, declarou que o valor recuperado viabilizou a realização de vários investimentos internos e melhorias na fábrica.

 

Um dos resultados que mais nos deixa satisfeitos é saber que o nosso trabalho contribuiu para fortalecer o caixa da empresa, realizar melhorias na fábrica e a implantar uma nova unidade na cidade de Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco, em 2017.

 

O cenário atual

 

A cada ano a nossa relação de parceria se torna mais forte e, além de revisar mensalmente as oportunidades de recuperar novos valores relacionados ao PIS/Cofins, nos últimos anos passamos a ajudar a Smalticeram a implementar os benefícios do Drawback.

 

A Smalticeram importa vários insumos que são utilizados no desenvolvimento de produtos que são direcionados para o mercado externo.

 

Nestes casos, o Drawback traz resultados bem interessantes: a partir da implantação do benefício, foi possível reduzir custos nos materiais importados e aliviar o caixa na nacionalização pelo nosso parceiro.

 

Como a empresa investe fortemente em inovações tecnológicas no seu parque fabril, identificamos a oportunidade de enquadramento também na Lei do Bem.

 

Com isso, a Smalticeram passou a recuperar parte dos investimentos realizados com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

 

Relação de confiança

 

A parceria entre a Smalticeram e a Domínio Tributário se estabeleceu através da confiança, baseada na transparência das atividades realizadas para ajudar a empresa no âmbito administrativo. 

 

Uma vez estabelecida esta relação, pudemos auxiliar a empresa também no âmbito jurídico, reduzindo a base de cálculo de PIS e Cofins através de teses judiciais.

 

Nós acreditamos que além da excelência no trabalho realizado pela Domínio Tributário, o levantamento minucioso e cuidadoso dos dados e nosso comprometimento com a retificação dos documentos também impactou bastante na construção desta relação. Sempre deixamos o cliente seguro das nossas operações.

 

“Nós tínhamos dificuldades em fazer operações como o Drawback e a Domínio nos trouxe soluções interessantes com resultados significativos. As revisões de ICMS/IPI, IRPJ/CSLL e PIS/Cofins também representaram importantes resultados. Só tenho a agradecer a nossa parceria e sou o primeiro a indicar o trabalho da Domínio Tributário.”  

 

Alesandro Scarabelot - controller da Smalticeram 

 

A confiança que a Smalticeram depositou no nosso time três anos atrás permite que hoje possamos compartilhar este case de sucesso e estar seguros de que podemos replicá-lo aí na sua empresa.

 

Nossa equipe de especialistas está sempre atenta a todas as oportunidades de implementar novos benefícios fiscais cabíveis à sua operação. Para saber mais, entre em contato conosco!