6 cuidados na hora de contratar uma empresa de consultoria tributária

01.10.2020

Contratar uma consultoria é uma ótima forma para encontrar gaps e oportunidades  de colocar dinheiro em caixa dentro da própria empresa. Isso porque muitas vezes quando estamos imersos no dia a dia da organização temos dificuldades de enxergar problemas e/ou soluções que são mais facilmente visualizados por quem está fora desses processos.

 

O universo das consultorias é muito amplo, mas neste artigo vamos tratar das consultorias tributárias.

 

Por que contratar uma consultoria tributária?

 

De maneira resumida podemos dizer que uma consultoria tributária com perfil estratégico certamente influenciará positivamente na saúde financeira da empresa.

 

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e isso dificulta muito a vida do empresário. Muitas vezes por falta de conhecimento ou clareza sobre a legislação, as empresas acabam errando no pagamento de impostos.

 

Quando o erro resulta em um pagamento menor do que devia, a empresa corre o risco de ser multada e precisar desembolsar mais recursos no futuro.

 

Por outro lado, há também pagamentos excessivos resultantes de cadastro de itens não atualizados ou por desconhecimento de algum benefício fiscal. 

 

Nesses casos é possível gerar créditos tributários e abater esse valor em futuros pagamentos. Mas se a organização não estiver atenta aos prazos pode perder essa chance.

 

Nos dois casos a consultoria tributária ajuda a empresa: evitando problemas com o fisco ou recuperando dinheiro e dando um fôlego no caixa da companhia. 

 

Porém é importante tomar alguns cuidados na contratação de uma consultoria tributária. 

 

Confira seis critérios para escolher uma empresa parceira:

 

1. Demonstração de conhecimento técnico e histórico de atuação

 

É preciso se certificar de que a consultoria tributária contratada de fato tem conhecimento técnico para analisar os impostos que sua empresa paga de maneira que consiga encontrar possíveis gaps ou oportunidades. 

 

Os profissionais que prestam esse serviço devem estar sempre atualizados das mudanças da legislação.

 

É interessante também que a empresa de consultoria utilize uma metodologia e ferramentas de suporte, para organizar e dar efetividade ao trabalho.

 

A demonstração de conhecimento profundo e histórico de atuação na área, são requisitos muito importantes para contratação de uma consultoria tributária.

 

2. Análises por amostragem

 

Embora a análise por amostragem seja muito usual entre as empresas de auditoria que utilizam este recurso para tentar detectar erros ou inconsistências, sem a necessidade de aprofundar o estudo, esta prática não deveria ser utilizada por uma empresa de consultoria tributária.

 

Entretanto, este comportamento ainda é bastante usual.

 

Analisar item a item, cada nota fiscal individualmente, é fundamental para detectar eventuais inconsistências e oportunidades tributárias.

 

Portanto, antes de contratar uma consultoria tributária se assegure que o serviço que ela oferece contempla esta premissa.

 

3. Visão de negócio e inteligência fiscal

 

Conhecimento técnico é essencial, mas pode não ser suficiente para transformar a área tributária em estratégica para a empresa.

 

Bons consultores têm visão de negócio e propõem soluções alinhadas com os objetivos macro da organização. 

 

Isso passa também por ter Inteligência Fiscal, que na prática significa buscar conhecimentos de uma ponta a outra da empresa que está passando pela revisão tributária, mantendo comunicação entre suas diversas áreas, para que nenhuma oportunidade fiscal seja perdida.  

 

Não contrate uma Consultoria Tributária que não demonstre interesse em conhecer a fundo o “Core Business” da empresa.

 

4. Custo/benefício

 

Muitas vezes, os gestores têm a visão de que o trabalho realizado por uma consultoria tributária pode ser feito internamente pela equipe da área. 

 

Mas será que vale a pena tirar o time de suas atividades de rotina? Qual o custo de deixar de lado as tarefas que a equipe faz no dia a dia? E se não houver dedicação em tempo integral para as atividades que seriam feitas pela consultoria, quanto tempo a mais a equipe interna irá levar para concluir uma revisão tributária? 

 

Outros gestores avaliam que não têm dinheiro para investir em uma consultoria. Para saber se vale o custo/benefício é só calcular quanto a empresa deixará de pagar em impostos ou quanto pode recuperar em créditos tributários versus quanto vai gastar com a consultoria. 

 

Aqui na Domínio Tributário, por exemplo, o cliente irá pagar pelo serviço depois da realização da revisão, com uma porcentagem do valor a ser restituído em impostos.

 

5. Confidencialidade dos dados

 

Informações referentes ao pagamento de impostos de uma empresa são bastante sensíveis então é essencial encontrar uma consultoria de confiança, com quem a organização possa abrir os dados com segurança. 

 

Verificar se a consultoria possui no contrato uma cláusula de confidencialidade de dados é o primeiro passo para isso. 

 

É interessante também observar se a prestadora de serviços já está preparada ou se está se ajustando para atender a mais recente legislação que envolve esse tema, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

 

6. Transparência sobre os créditos levantados e riscos envolvidos

 

Uma consultoria tributária de primeira linha deve deixar claro para você se há algum risco envolvido na operação, por menor que ele seja.

 

  • Existe alguma chance de que a Receita venha a questionar o que está sendo apresentado?
  • Qual o entendimento da Receita e dos tribunais sobre o tema que está sendo debatido?

 

Se houver algum risco envolvido o cliente deve estar bem informado para não ter nenhuma surpresa no futuro.

 

Empresas de primeira linha preparam apresentações em um formato que deixa tudo isso bem claro para o cliente.

 

Estes me parecem os principais pontos a ser considerados na contratação de uma consultoria tributária, mas não tudo isso certamente vai se refletir na reputação da Consultoria Tributária.

 

O que os clientes que essa consultoria já atende dizem sobre ela? 

 

Procure conversar com empresas já atendidas e descubra como foi o serviço prestado.

 

Se nenhum dos pontos acima for menosprezado, certamente sua empresa fará a contratação de uma consultoria com mais segurança.

 

Na Domínio Tributário, estamos atentos a todos eles.

 

Espero que você tenha gostado do artigo.

 

Até breve.